Professor Enio

Nome Completo:   Enio Valdir Ceni

Partido:   MDB

Telefone:  

E-mail:  

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

·        FILHO DE MÁRIO CENI E ZELIDE CENI, SENDO QUE SEU PAI FOI O 1º PREFEITO- GESTÃO 1955-1959  - VEREADOR 1959-1963 E PREFEITO 1963-1968.

·        CASADO COM MARISTELA LIA MULLER CENI, TENDO DOIS FILHOS: FELIPE CENI E LETÍCIA CENI, DUAS NETAS: HANNAH DA SILVA E ELISE DA SILVA.

·        ESCOLA PRIMÁRIA:  SANTA GERTRUDES – CHOPINZINHO

·        FUNDAMENTAL:  GINÁSIO ESTADUAL PAULO SETÚBAL – CHOPINZINHO

·        2º GRAU : COLÉGIO ESTADUAL ARLINDO RIBEIRO – GUARAPUAVA (1º ANO)

o   COLÉGIO ESTADUAL REGENTE FEIJÓ – PONTA GROSSA (2° ANO)

o   COLÉGIO PARTHENON – CURITIBA (CONCLUSÃO)

 

·        CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR:  SOLUÇÃO -  PONTA GROSSA

·        POSITIVO – CURITIBA

 

·        TERCEIRO GRAU:  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-PR (UEPG)

§  CURSO: DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

 

·        DURANTE A VIDA ACADÊMICA OCUPOU OS SEGUINTES CARGOS: REPRESENTANTE DISCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.

·        REPRESENTANTE DISCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS.

·        PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FORMATURA.

·        PRESIDENTE DO DIRETÓRIO DE ESTUDANTES DA ÁREA BIOLÓGICA , COMPREENDENDO OS CURSOS DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA E ODONTOLOGIA.

·        ESPECIALIZAÇÃO EM LABORATÓRIO CLÍNICO:  HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

·        1980 INSTALOU O LABORATÓRIO BRASIL DE ANÁLISES CLÍNICAS EM CHOPINZINHO

·        1980 INICIOU A CARREIRA DE PROFESSOR DE QUÍMICA NO COLÉGIO CENECISTA (CNEC) A CONVITE DO DIRETOR PROFESSOR JACIR BOMBONATO MACHADO.

·        1981 INICIOU A CARREIRA DE PROFESSOR ESTADUAL DE QUÍMICA NO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ ARMIM MATTE A CONVITE DA DIRETORA NÁDIA SANZOVO.

·        1981 MUDOU O LABORATÓRIO BRASIL DE ANÁLISES CLÍNICAS  PARA CORONEL VIVIDA NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS.

·        1981 A 1983 FUI PROFESSOR DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO BUSATO EM CORONEL VIVIDA A CONVITE DO PROFESSOR PEDRO MEZZOMO E DA DIRETORA TEREZINHA MEZZOMO BERGER.

·        1984  FUI TÉCNICO EM LABORATÓRIO NO POSTO DE SAÚDE ESTADUAL EM CHOPINZINHO ATÉ 1986 NO GOVERNO JOSÉ RICHA E TENDO COMO CHEFE DA REGIONAL DE SAÚDE O DR. MIGUEL BELMONTE. NESTE MESMO PERÍODO VERIFIQUEI QUE EXISTIA UMA GRANDE QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE CURTO ENTÃO COLOQUEI A SITUAÇÃO AO MÉDICO DR.CELITO JOSÉ CENI A MINHA PREOCUPAÇÃO E DECIDIMOS QUE A ÚNICA MANEIRA DE RESOLVER ERA REALIZAR EXAMES PARASITOLÓGICOS DOS ALUNOS MUNICIPAIS. PROCUREI A CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL ONEIDE CECATTO  E CONVERSAMOS COM O PREFEITO DA ÉPOCA ALBINO SCOLARO O QUAL NOS APOIOU.

·        ERAM 110 ESCOLAS MULTISERIADAS (CHOPINZINHO – SAUDADES – SULINA).

·        ISSO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A COLABORAÇÃO DE PROFESSORES  E DA DIRETORIA DAS ESCOLAS. OS  RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM :  81% DOS ALUNOS APRESENTAVAM DE 1 A 5 VERMES.

 

 

·        OS PROFESSORES(AS)  LEVAVAM OS RESULTADOS E O MEDICAMENTO PRESCRITO PELO DR. CELITO E ELAS MESMO MEDICAVAM NA ESCOLA. EM  ALGUMAS COMUNIDADES FUI PESSOALMENTE FAZER PALESTRA COM A KOMBI  DA EDUCAÇÃO TENDO COMO MOTORISTA HAMILTON ZUCONELLI POPULAR  MILTINHO(FUNCIONÁRIO EXEMPLAR) , E UMA DELAS  FOI NA COMUNIDADE DE TRÊS SALTOS QUE TINHA COMO PROFESSOR O ZACARIAS QUE ME RECEBEU E NOS MOSTROU A SALA REPLETA DE ALUNOS NÃO TENDO ESPAÇO NEM PARA O PROFESSOR QUANDO MAIS PARA UMA PALESTRA.

·        ESTA IMAGEM FICOU GUARDADA EM MINHA  MEMÓRIA .

 

·        POLICLÍNICA  CHOPINZINHO

 

·        EM 1985 ESSE TRABALHO REALIZADO NO POSTO DE SAÚDE ESTADUAL  REPERCUTIU NA REGIONAL DE SAÚDE E NUMA OCASIÃO QUE ESTIVE NA MESMA O DR. MIGUEL BELMONTE SOUBE QUE EU ESTAVA LÁ E CHAMOU-ME PARA SUA SALA E NESSA CONVERSA QUESTIONOU-ME SOBRE O SISTEMA HOSPITALAR E CHEGAMOS A UMA CONCLUSÃO QUE NECESSITAVA DE MELHORAR . ELE SUGERIU COMPRAR O HOSPITAL SANTA MARIA DO DR. ALAIRTON E ENCARREGOU-ME DE FOMENTAR A IDÉIA NA CIDADE.

·        VOLTANDO PROCUREI O PREFEITO MUNICIPAL ALBINO SCOLARO O QUAL MARCOU UMA REUNIÃO COM PESSOAS DA COMUNIDADE NA SEMANA SEGUINTE. TIVE REUNIÃO COM O DR. CELITO JOSÉ CENI E O DR. GERALDO SULZBACH QUE ESTAVAM TRABALHANDO NA COLÔNIA ALEMÃ DE ENTRE RIOS EM GUARAPUAVA E PRETENDIAM ENFRENTAR O DESAFIO ISSO FOI DETERMINANTE POIS NA REUNÃO 39 PESSOAS SE ASSOSSIARAM QUERENDO MELHORAR A SAÚDE DO MUNICÍPIO FOI FEITO A AQUISIÇÃO INICIANDO-SE A POLICLÍNICA CHOPINZINHO.

·        FUI RESPONSÁVEL TÉCNICO DO LABORATÓRIO DO HOSPITAL E DA FARMÁCIA AO LADO DENOMINADA SHOPFARMA.

·        NO HOSPITAL COLOCÁVAMOS EM MÉDIA 60 FRASCOS DE SANGUE AO MÊS, MOSTRANDO QUE OS PROBLEMAS DE SAÚDE DOS MUNÍCIPES ERA CAÓTICO.  A DIFICULDADE DE ENCONTRAR DOADORES DE SANGUE ERA ENORME.

 

o   ROTARY CLUB DE CHOPINZINHO

 

·        QUERO AGRADECER COMO PROFISSIONAL E TAMBÉM COMO CIDADÃO EM NOME DAS FAMÍLIAS DE CHOPINZINHO AO ROTARY CLUB DA CIDADE QUE FEZ A CAMPANHA ¨DOE SANGUE, DOE VIDA¨ E FOI UM SUCESSO  E O ROTARIO EFREM BELLÓ ( IN MEMORIUM )  QUE FICOU RESPONSÁVEL PELA LISTA E BASTAVA LIGAR AO MESMO E ELE PROVIDENCIAVA A VINDA DO DOADOR SALVANDO INÚMERAS VIDAS.TAMBÉM AGRADECER O ROTARY, POLÍCIA CIVIL E A EMATER  PELA  PARTICIPACÃO NAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNÍCIPIO POIS HAVIA FALTA DE CARROS E POUCAS  ESTRADAS COM CASCALHO E ELES SEMPRE SE DISPUNHAM A COLABORAR POIS EXISTIAM 79 COMUNIDADES RURAIS.

 

o   PRIMEIRA  EXPERIÊNCIA  PÚBLICA

 

·        EM 1988 APARECEU A GRANDE OPORTUNIDADE PARA PODER DAR A MINHA CONTRIBUIÇÃO A SOCIEDADE CHOPINZINHENSE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

·        FUI ELEITO VICE-PREFEITO JUNTO COM O PREFEITO GENTIL GIACOMINI.

·        A MINHA PROPOSTA DURANTE A CAMPANHA ERA A IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE MUNICIPAL, POIS EXISTIA SOMENTE OS POSTOS DE SAÚDE NO INTERIOR NAS COMUNIDADES DE  :  SÃO LUIZ,MATO BRANCO E ESTRELA GAÚCHA, 2 AMBULÂNCIAS E UM ODONTOMÓVEL.

 

o   CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE

 

·        EM 1989 NO MÊS DE MARÇO É INSTALADO O DEPARTAMENTO DE SAÚDE MUNICIPAL ONDE O PREFEITO GENTIL GIACOMINI DEU-ME A OPORTUNIDADE DE SER O PRIMEIRO CHEFE DE SAÚDE DE CHOPINZINHO. INSTALADO ONDE ERA O POSTO DE SAÚDE ESTADUAL ( DEPOIS SUPLETIVO ) E ONDE HOJE FUNCIONA O CEEBJA. IMPLANTAMOS NO INÍCIO AS CONSULTAS MÉDICAS, AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS,  POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DE INVERNADINHA E A PENSÃO EM CURITIBA.

 

·        PRIMEIRA EQUIPE DE SAÚDE

 

·        ENIO VALDIR CENI - CHEFE

·        NARA REGINA SANGALI - ASSESSORIA

·        CELITO JOSÉ CENI  -   MÉDICO

·        JOEL ZANOLA - DENTISTA

·        NOELI DALMUT – AUXILIAR DE ENFERMAGEM

·        ADELAR ANTÔNIO DE FARIAS – VIGILÂNCIA SANITÁRIA

·        ANTONINHO ZANOTO - MOTORISTA

·        JAIRO CAETANO PINTO - MOTORISTA

·        ALCEU PIVATTO – MOTORISTA ( IN MEMORIM )

·        TEREZINHA DOS SANTOS – AUXILIAR DE SERVIÇOS  GERAIS

 

·        ROSANA APARECIDA DE ALMEIDA – ATENDENTE POSTO DE SAÚDE MATO BRANCO

·        ILZAMAR BREDA  - ATENDENTE POSTO DE SAÚDE ESTRELA       

·        VERA AMBROSINI – ATENDENTE POSTO DE SAÚDE INVERNADINHA

§  - ATENDENTE POSTO DE SÁUDE SÃO LUIZ

 

 

 

§  AGENTES COMUNITÁRIOS   E   AUXILIAR DE ENFERMAGEM                      

 

·        EM 1989 OCORREU UM FATO INTERESSANTE, UM AGRICULTOR DA ESTRELA GAÚCHA VEIO AO POSTO CONVERSAR COMIGO E USOU A SEGUINTE EXPRESSÃO “O QUE ADIANTA TER UMA FUNCIONÁRIA NO POSTINHO SE ESTÁ LÁ PARA ATENDER SOMENTE NO DIA QUE O MÉDICO E O DENTISTA VEM E “ NÃO SABE NEM FAZER UM CURATIVO” VEJA A IMPORTÂNCIA DESTA VISITA POIS A PARTIR DESTA DATA AS ATENDENTES PASSARAM A VISITAR AS FAMÍLIAS LEVANDO INFORMAÇÕES E TRAZENDO OS PROBLEMAS A MIM,  A NARA  E AO DR. CELITO SENDO PORTANTO AS PRIMEIRAS AGENTES COMUNITÁRIA DE SAÚDE, NO BRASIL FOI IMPLANTADO 2 ANOS DEPOIS, OU SEJA, EM 1991.  NO ANO SEGUINTE ENCAMINHAMOS AS MESMAS A PATO BRANCO PARA O CURSO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM AS FUNCIONÁRIAS ILSAMAR BREDA DA ESTRELA GAÚCHA, ROSANI APARECIDA DE OLIVEIRA DO MATO BRANCO,                                 ---------------------------------------------------------DE SÃO LUIZ E DO POSTO CENTRAL JOSEMAR GRAEBIN.

 

·        1989  CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DE VOLTA DO LUCIANO.

·        EM 1990 ATRAVÉS DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DELCINO TAVARES FOI LIBERADO RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO BLOCO ONDE É HOJE O POSTO DE SAÚDE CENTRAL, O POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DE GRAMADOS PARA ATENDIMENTO MÉDICO, ODONTOLÓGICO E A AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE MARLENE ROIESKI DA SILVA (IN MEMORIUM )  QUE VISITAVA AS FAMÍLIAS NA REGIÃO DE GRAMADOS, LINHA VITÓRIA, ALTO VITÓRIA LINHA VIEIRA E SÃO FRANCISCO COM RESULTADOS EXCEPCIONAIS.

·        COM A NOVA ESTRUTURA NOVOS PROGRAMAS FORAM IMPLANTADOS :   CLÍNICA ODONTOLÓGICA , PLANEJAMENTO FAMILIAR,LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS,MÓDULOS SANITÁRIOS,RAIO X,OFTALMOLOGIA,ORTESES E PROTESES,TRANSPORTE,AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NAS UNIDADES DO INTERIOR,FORMAÇÃO DAS AGENTES COMO AUXILIAR DE ENFERMAGEM ,FARMÁCIA.

 

·        PREFEITO MUNICIPAL

 

·        EM 1992 FUI ELEITO    PREFEITO TENDO COMO VICE VICENTE MUCKE JUNIOR (POPULARMENTE CONHECIDO POR TINHO).

·        A PRIORIDADE ERA  :   EDUCAÇÃO,AGRICULTURA E AÇÃO SOCIAL.

·        FUI ELEITO VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DO SUDOESTE DO PARANÁ (AMSOP) EM 1993 TENDO COMO PRESIDENTE O PREFEITO DE PLANALTO NILO LUCIETO.

·        EM 2001 FUI ELEITO PRESIDENTE DA AMSOP TENDO COMO VICE VALTER STEFFENS PREFEITO DE CAPANEMA.

 

·        FARMÁCIA DO TRABALHADOR

 

·        EM 2007 FOI FUNDADA A FARMÁCIA  DO TRABALHADOR PELO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CHOPINZINHO ( SISMUCH ) NO QUAL FUI O FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL ATÉ JULHO DE 2014 E ACREDITO QUE MAIS UMA VEZ CONTRIBUI PARA A POPULAÇÃO POIS HOUVE UMA REDUÇÃO CONSIDERÁVEL NOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS PARA CHOPINZINHO, SAUDADE, SULINA E ATÉ PARA SÃO JOÃO.ERA FUNCIONÁRIO DA MESMA, PORÉM AS PESSOAS DIZIAM A “FARMÁCIA DO ENIO “DEMONSTRANDO O CARINHO E A CONFIANÇA QUE ACREDITAVAM NO PROFISSIONAL E ISSO ME DEIXAVA FELIZ E TENHO MUITA GRATIDÃO A ELES.

 

·        EDUCAÇÃO E CULTURA

 

·        SECRETARIO 1993-1996 JACIR BOMBONATO MACHADO

·        SECRETARIO 2001-2004 VANDERLEI CARLOS VERDI

 

·        EM 1993 CHEGOU O MOMENTO DE DAR OPORTUNIDADE AS COMUNIDADES RURAIS DE TER O DIREITO DE CONTINUAR OS ESTUDOS ALÉM DO 4º ANO PRIMÁRIO, SENDO QUE ISSO SERIA OBRIGAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL DESDE D. PEDRO II. LEMBRANDO QUE AS ESCOLAS RURAIS EXISTENTES (79) FORAM AS MAIS IMPORTANTES, POIS ERAM MULTISSERIADAS ( 4 SÉRIES ) 1 PROFESSOR COM A  RESPONSABILIDADE DE ENSINAR E AO MESMO TEMPO  CUIDAR DA ESCOLA. VALOROSOS PROFESSORES E RESULTADOS FENOMENAIS.

·        NO PROGRAMA DE GOVERNO ENIO E TINHO A PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO ERA A NUCLEARIZAÇÃO DO ENSINO NO INTERIOR QUE FORAM IMPLANTADOS NAS SEGUINTES COMUNIDADES  :  SÃO LUIZ , SÃO FRANCISCO, BUGRE, LINHA APARECIDA, GRAMADOS(DEPOIS INCORPORADO AO NÚCLEO DE SÃO FRANCISCO), ÁREA INDÍGENA KAIGANG E ÁREA INDÍGENA GRARANI.

·        O PROJETO ERA TRANSPORTAR O ALUNO, O PROFESSOR  ( A ) E ESTRUTURAR A ESCOLA.

·        DAS 79 ESCOLAS RURAIS  6  FORAM REUTILIZADAS :  GRAMADOS PRIMEIRO UTILIZADA PARA ESCOLA, DEPOIS PARA CRECHE E TAMBÉM PARA O POSTO DE SAÚDE, LINHA FARTURA UTILIZADA PARA CRECHE (DEPOIS DESATIVADA INDO PARA A CRECHE DE GRAMADOS  ),  A VILA RURAL  UTILIZADAS PARA CRECHE ,  CAMPINAS PARA A CASA FAMILIAR RURAL ,LINHA SANTA MARIA E SANTA INÊS  FORAM  ADAPTADAS PARA O POSTO DE SAÚDE.

·        EM 1993 FOI INSTITUIDO O TRANSPORTE ESCOLAR COM 37 LINHAS, PERCORRENDOUM TOTAL DE  4.000 KM/DIA, TRANSPORTANDO 3730 ALUNOS/DIA COM A UTILIZAÇÃO DE 26 ÔNIBUS, 9 KOMBIS E 2 FUSCAS. TAMBÉM ATENDIA OS UNIVERSITÁRIOS DE PATO BRANCO E PALMAS.

 

§  NÚCLEO DE SANTA INÊS

 

·        EM 1994 COM A CONSTRUÇÃO DA USINA DE ITÁ (SC ) 74 FAMÍLIAS VIRIAM PARA CHOPINZINHO E CONVERSANDO COM OS REPRESENTANTES DOS ATINGIDOS NOS REPASSARAM QUE A IDÉIA DA ELETROSUL ERA FAZER 2 SALAS DE AULA EM MADEIRA.

·        COMO JÁ TINHAMOS UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO IMPLANTADOS E COM O APOIO DAS LIDERANÇAS DO PROJETO FUI A FLORIANÓPOLIS NA SEDE DA EMPRESA ELETROSUL  E APÓS AS CONSIDERAÇÔES  CONVENCI  A EMPRESA PELA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E TAMBÉM SERIA BOM PARA A EMPRESA POIS SERIA UM MODELO DIMINUINDO AS CRITICAS DOS MOVIMENTOS E DA SOCIEDADE . MARCAMOS UMA AUDIÊNCIA COM CHEFE DA FUNDEPAR SR. ELERIAN ZANETTI FICANDO ACORDADO QUE O ESTADO E A ELETROSUL DIVIDIRIAM OS CUSTOS DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA E O MUNICÍPIO A RECEBERIA ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE A PARTIR DE ENTÃO. O CONVÊNIO ESTAVA ENGAVETADO NA FUNDEPAR E NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 1994 PREOCUPADO  POIS O GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO IRIA ENTREGAR O CARGO A JAIME LERNER FUI AO GABINETE DO DEPUTADO CAÍTO QUINTANA E O MESMO DESIGNOU O ASSESSOR ROGÉRIO CARBONE QUE ME ACOMPANHASSE A FUNDEPAR ONDE O CHEFE COLOCOU JUNTO A OUTROS CONVÊNIOS LEVOU AO PALÁCIO E A TARDE ESTAVA A PRIMEIRA PARCELA NA CONTA DO MUNICÍPIO AO APAGAR DAS LUZES VEIO A FELICIDADE DE DAR BOAS VINDAS AOS NOVOS MORADORES COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 1996 INICIOU-SE O NÚCLEO DE SANTA INÊS.

 

·        REFORMA E AMPLIAÇÃO DO NÚCLEO DO BUGRE E COBERTURA DA QUADRA DE ESPORTES.

·        ( AGRADECIMENTO A NELSON AMBROSINI PELA DOAÇÃO DO TERRENO DE 10.000 M²)

·        REFORMA E AMPLIAÇÃO POR 2 VEZES DO NÚCLEO DE SÃO FRANCISCO,CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO DE ESPORTES SENDO 50% RECURSOS DO MUNICÍPIO E 50 % DO GOVERNO FEDERAL.

·        REFORMA E AMPLIAÇÃO DO NÚCLEO DE SÃO LUIZ E AMPLIAÇÃO DO TERRENO ATRAVÉS DA TROCA POR UM LOTE DO MUNICÍPIO NA CIDADE COM O SR. EUCLIDES CENCI.

·        REFORMA E AMPLIAÇÃO DO NÚCLEO DE LINHA APARECIDA COMPRA DO TERRENO DO SENHOR FREDERICO GUILHERME TRAPP COM ÁREA DE 1600 M² (LEI Nº  1.264/94 ) E CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA DE ESPORTE (RECURSOS EMENDA DEPUTADO ASSIS DO COUTO) E CONSTRUÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA.

·        CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DA  ÁREA INDÍGENA KAIGANG.

·        CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DA ÁREA INDÍGENA GUARANI.

·        CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE SANTA  INÊS, AMPLIAÇÃO E  CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO DE ESPORTES.

·        AMPLIAÇÃO ESCOLA TANCREDO NEVES E READEQUAÇÃO DA ESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

·        CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SANTIAGO DANTAS

·        CONSTRUÇÃO ESCOLA TASSO AZEVEDO DA SILVEIRA

·        ESSAS CONSTRUÇÕES RESULTARAM EM  9.000 M² DE  ESCOLAS EM ALVENARIA.

·        CONVÊNIO CNEC PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

·        INSTALAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NA ESCOLA TASSO AZEVEDO DA SILVEIRA

·        UNICENTRO – ENSINO SUPERIOR ( LEI  1724/02 )

 

o   QUADRO DE PESSOAL APAE

 

·        QUANDO FUI VICE- PRESIDENTE DA AMSOP NUMA REUNÃO NA SEDE COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ELIAS ABRAÃO SOLICITEI AO MESMO A INCLUSÃO DA APAE DE CHOPINZINHO NUM CONVÊNIO

·        PARA ASSUMIR OS CUSTOS DO PESSOAL, POIS ATÉ AQUELE MOMENTO ERA A PREFEITURA QUE TINHA ESSA RESPONSABILIDADE.   O QUE ACONTECEU ONDE RECEBI ESSA NOTICIA DO PRÓPRIO SECRETÁRIO QUANDO FUI ASSINAR O TERMO DE MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 1993.

·        CONVÊNIO APAE REPASSE DE RECURSOS ATRAVÉS DE LEI Nº 1270/94 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO ESPECIALIZADO.

·        IMPLANTAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR 3.730 ALUNOS TRANSPORTADOS POR DIA

·        CLASSIFICAÇÃO DE ESCOLAS PELO PORTE (LEI 1.318/95 ).

 

o   EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

·        COM A MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE EM 1989 O ANTIGO POSTO DE SAÚDE ESTADUAL PASSOU A SER DO MUNICÍPIO ( OS FUNCIOÁRIOS FICARAM CEDIDOS ) E LÁ FOI INSTALADO O PRIMEIRO CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL DE CHOPINZINHO EM 1990 COM A CONSTRUÇÃO DO NOVO CENTRO DE SAÚDE O PRÉDIO FICOU DESOCUPADO POR UM PERÍODO E GRAÇAS AOS PROFESSORES NADIA SANZOVO E OSMAR CHECCHI FOI INSTALADO O NAES ( NÚCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPLETIVO ), EM 1994 A PEDIDO DOS MESMOS FOI DEVOLVIDO O PRÉDIO PARA A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇAO, SE TRANSFORMANDO NUM POLO DE SAUDADE DO IGUAÇU, SULINA, SÃO JOÃO E CORONEL VIVIDA POIS SÓ QUEM TINHA PRÉDIO PRÓPRIO PODERIA SER POLO . COM O ESFORÇO DOS VALOROSOS PROFESSORES FOI AMPLIADA A CONSTRUÇÃO COM ENTENDIMENTO MEU E APROVAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL AUTORIZANDO O REPASSE DE 132 SALÁRIOS MÍNIMOS PARA AMPLIAÇÃO DO SEGUNDO PISO CONFORME A LEI Nº 1.266/94 E 15 SALÁRIOS MÍNIMOS PARA A FORRAÇÃO CONFORME A LEI Nº 1.297/95 OPORTUNIZANDO O ACESSO AO CONHECIMENTO.

 

 

§  HISTÓRICO  PRÉ-ESCOLA RURAL

 

·        EM 1993 NOS CORREDORES DA PREFEITURA ENCONTREI O MOTORISTA QUE TRANSPORTAVA ALUNOS NO NÚCLEO DO BUGRE E O MESMO COMENTOU QUE NA LINHA DALEGRAVE TODOS OS DIAS TINHA CRIANÇAS EM CIMA DO BARRANCO E FICAVAM OBSERVANDO O EMBARQUE DOS MAIORES,  ONDE EM UM DETERMINADO DIA PERGUNTOU PORQUE VINHAM ALI E OS MESMOS RESPONDERAM QUE TAMBÉM GOSTARIAM DE IR A ESCOLA. NAQUELE MOMENTO TOMEI A DECISÃO  POIS ERA JUSTO QUE TIVESSEM O MESMO DIREITO  QUE OS ALUNOS DA CIDADE E PEDI PARA QUE DESSE O RECADO QUE NO ANO QUE VEM PODERIAM IR.

 

·        CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES ( ENSINO NOTA 10 ) , PARÂMETROS EM AÇÃO E PROFA.

§  PROJETO LINHA DA ARTE ( CENTRO DE EVENTOS )

 

·        NA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM 2002 ESTIVE VISITANDO AS CASAS E VERIFIQUEI QUE EM VÁRIAS DELAS ESTAVA TODA FECHADA MAIS QUE TINHA CRIANÇAS DENTRO, AÍ PERGUNTEI SE ESTAVAM TRANCADAS POIS NÃO HAVIA CHAVE PARA ABRIR ELAS RESPONDERAM QUE OS PAIS ESTAVAM TRABALHANDO, POR ISSO, FOI CRIADO ESSE PROGRAMA SÓ PARA OS CASOS ESPECÍFICOS NO CENTRO DE EVENTOS.

 

§  NOVA ESCOLA SANTIAGO

 

·        COMPRA TERRENO DO GREMIO ESPORTIVO CARAMURU ( LEI 1283/94 ) PARA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SANTIAGO DANTAS FEITA PELA EQUIPE DE CONSTRUTORES DO PRÓPRIO MUNICÍPIO. O COMPROMISSO ERA CONSTRUIR AS ARQUIBANCADAS DO ESTADIO E O ALAMBRADO MAIS INFELISMENTE NO MANDATO DE 1997 A 2000 NÃO FOI CUMPRIDO E NO MEU 2º MANDATO INICIEI COM 25% DE RESTOS A PAGAR EM 02 DE JANEIRO DE 2001 POR ISSO NÃO CONSEGUI E ATÉ HOJE EXISTE ESTA DÍVIDA.

 

§  CASA FAMILIAR RURAL

 

·        EM 1993 FUI NUMA REUNIÃO EM SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE CONVIDADO PELO REPRESENTANTE DAS CASAS FAMILIARES RURAIS NO BRASIL O PREFEITO DE BARRACÃO ANTONIO LEONEL POLONI COM O REPRESENTANTE DA FRANÇA PIERRE GILLY ACOMPANHADO PELO ASSESSOR CARLOS NEI CENI E PELO TÉCNICO AGRÍCOLA  ANDRE GHIDIN. FIQUEI ENCANTADO PELO PROJETO E COMO ESTAVAMOS INVESTINDO FORTEMENTE NO PROCESSO AGRÍCOLA E NÃO PODÍAMOS PERDER TEMPO PEDIMOS AUTORIZAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES PARA AUTORIZAR CONVÊNIO COM O MUNICIPIO DE CORONEL VIVIDA QUE JÁ HAVIA INSTALADO A MESMA CEDENDO 25 VAGAS PARA CHOPINZINHO CONFORME LEI 1.286/94.

·        COM A INICIATIVA COMEÇAMOS A PENSAR NA INSTALAÇÃO EM CHOPINZINHO E NESSE INTERIN HOUVE PROPOSTAS DAS COMUNIDADES DE SÃO MIGUEL, BUGRE E SANTA CRUZ, MAIS PRECISAVAMOS PENSAR NA PRATICIDADE DA LOCOMOÇÃO DOS ALUNOS E OPTEI PELA ESCOLA MULTISERIADA NA COMUNIDADE DE CAMPINAS, QUE COM DIFICULDADES PELA ESTRUTURA EXISTENTE, POREM SERVIU ATÉ O MUNICIPIO TER CONDIÇOES DE CONSTRUIR A NOVA SEDE QUE É A QUE TEMOS ATÉ HOJE. FICO FELIZ DE VER TANTOS JOVENS QUE LÁ SE FORMARAM.

·        1 ª EQUIPE A INICIAR OS TRABALHOS EM CHOPINZINHO FOI :

·        ANDRE GHIDIN                           -     TÉCNICO AGRÍCOLA

·        RENATO PATEL                           -     TÉCNICO  AGRÍCOLA

·        MARCIA LEMES PREISLER        -      AGRONOMA      

·        INES FRANA                                 -      AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

·        TEREZINHA CASSONATTO        -       AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

·        1 º PRESIDENTE                         -

 

·        PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPREGOS E SALÁRIOS LEI 1.327/95 X.X.? ? ? ? ? ?

 

·        TERMO DE CONVÊNIO COM A ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE CONCÓRDIA (  LEI 1.343/96 E LEI 1.357/96 ).

 

·        APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS

 

·        ALUGUEL DE UMA CASA EM PALMAS PARA ATENDER UNIVERSITÁRIOS ALUNOS FAFI E FACEPAL CURSO  UMA SEMANA POR MÊS.( LEI 1.369/96 ).

 

·        APOIO AO JOSÉ ARMIM MATTE

 

·        RECURSOS JAM 1.500,00 AMPLIAÇÃO DA COZIMHA ( LEI 1.308/95 ).

·        REFORMA DOS BANHEIROS JAM PARA OS JOGOS ESCOLARES.

·        REFORMA DO PISO DO SAGOÃO.

·        CONCLUSÃO QUADRA DE ESPORTES DO JAM INICIADA NA GESTÃO DO PREFEITO GENTIL GIACOMINI

 

·        INFORMATIZAÇÃO

·        MERENDA ESCOLAR.

·        ORÇAMENTO.

·        DOAÇÃO DE UM VEÍCULO (KOMBI ) PARA APM DA ESCOLA TASSO AZEVEDO DA SILVEIRA ( LEI 1721/02 ).

·        PLANO DE CARREIRA MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL (LEI 1728/02)

·        TERMO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTÁGIOS EXTERIOR ( 1704/02 )

·        CONVÊNIO COM O CORAL MUNICIPAL PARA MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES 22,5 SALÁRIOS MÍNIMOS (LEI 1354/96) E 16 SALÁRIOS MÍNIMOS  (LEI 1776/04 ).

·        CRIAÇÃO DA BANDA MUNICIPAL (LEI 1745/03).

·        RECURSOS CASA FAMILIAR RURAL 3.000,00  (LEI  1747/03  ).

·        CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (LEI  1678/01 ).

·        AQUISIÇÃO IMÓVEL PARA ESCOLA MUNICIPAL TASSO AZEVEDO DA SILVEIRA COM 1.118,179 M² (  LEI 1688/01 ).

·        DIFÍCIL ACESSO

·        CRIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA, DV E DM NA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES.

·        LEI COMPLEMENTAR Nº 002/01 AUTORIZA O CHEFE EXECUTIVO A CRIAR O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHOPINZINHO.

·        ABONO SALARIAL EXCEDENTE FUNDEF AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL E COM RECURSOS  PRÓPRIOS , AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

·        PROFESSOR INÍGENA

 

·        EM 1994 APÓS A CONTRUÇÃO DOS NÚCLEOS NA ÁREA KAIGANG E GUARANI E NUMA VISITA A COMUNIDADE GUARANI PERGUNTEI AS CRIANÇAS QUE LA ESTAVAM SE SABIAM ESCREVER NA LÍNGUA MATERNA E A RESPOSTA FOI NEGATIVA E, POR ISSO TOMEI UMA DECISÃO FAZER CONCURSO PARA PROFESSOR BILINGUE, POIS É IMPORTANTE MANTER ESSA CULTURA  E A IDENTIDADE DO POVO SEJA KAIGANG OU GUARANI.

 

o   SAÚDE

 

·        SECRETARIO 1993-1996   DR. GERALDO SULZBACH

·        SECRETARIA  2001-2003            MARIA ANGELA ROSS

·        SECRETARIA  2003-2004            MARLENE SCHENEIDER

 

·        EM 1993 PASSADO A PRIMEIRA  FASE DA SAÚDE MUNICIPAL NA ESTRUTURAÇÃO E A PARTE CURATIVA HAVIA CHEGADO A HORA DA PREVENÇÃO QUE É O FUNDAMENTO DE UMA SAÚDE DE QUALIDADE. PARA ISSO FOI CONVIDADO O DR. GERALDO SULZBACH PARA CHEFE DA SAÚDE MUNICIPAL.

·        PROGRAMAS FORAM IMPLANTADOS, TAIS COMO  :

·        PROGRAMA DE HIPERTENSÃO E DIABETES NA TERCEIRA IDADE NO CLUBE DO VOVÔ

·        AMPLIAÇÃO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE.

·        PROGRAMA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI (1995).

·        PROGRAMA DE COMBATE A VERMINOSE E NEUROCISTICERCOSE.

·        AMPLIAÇÃO DA ODONTOLOGIA.

·        CLÍNICA DO BEBÊ.

·        COMBATE A CÁRIE DENTÁRIA.

·        ATENÇÃO AO IDOSO.

·        FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA.

·        SAÚDE MENTAL.

·        ODONTOLOGIA NAS ESCOLAS.

·        OFTALMOLOGIA ESCOLAR

·        VIGILÂNCIA SANITÁRIA E EPIDEMIOLÓGICA

·        PREVENÇÃO DE CÂNCER CERVICO-UTERINO.

·        INFORMATIZAÇÃO

·        LABORATÓRIO E RAIO X.

·        ODONTOLOGIA DO TRABALHADOR ATENDIMENTO A NOITE

·        SAÚDE DA FAMÍLIA

·        AGENTES COMUNITÁRIOS

·        IMPLANTAÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES EM PATO BRANCO ( CRE ) LEI 1.261/94  E  ASSOCIAÇÃO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE ( ASSIMS ) NO ANO DE 2001 PARA AS CONSULTAS ESPECIALIZADAS PARA CHOPINZINHO, SAUDADE DO IGUAÇU,SULINA E SÃO JOÃO DESCENTRALIZANDO O ATENDIMENTO DE  MUITAS ESPECIALIDADES.

·        TESTE DE ACUIDADE VISUAL NAS ESCOLAS

·        AUDIÇÃO ESCOLAR

·        PROGRAMA DE PREVENÇÃO AS DESNUTRIÇÕES NA ÁREA INDÍGENA KAIGANG E GUARANI JUNTO COM A PASTORAL DA CRIANÇA.

·        CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE NA ÁREA INDÍGENA GUARANI

·        PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

·        ALCOOLISMO

·        CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS SANITÁRIOS NA CIDADE, INTERIOR E ÁREA INDÍGENA GUARANI E KAIGANG ATENDENDO 426  FAMÍLIAS

·        PROGRAMA ÓRTESES E PRÓTESES

·        PROGRAMA MATERNO INFANTIL

·        CARÊNCIAS NUTRICIONAIS.

·        PLANEJAMENTO FAMILIAR CONVÊNIO COM SOCIEDADE CIVIL BEM-ESTAR (BENFAM ) COM SEDE EM CHAPECÓ SC PARA COOPERAÇÃO TÉCNICA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ASSISTÊNCIA INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER ( LEI 1293/93 ).

·        PROGRAMA DE INCENTIVO AO PRÉ-NATAL

·        VACINOTERAPIA VOLANTE

·        COMPRA DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE PACIENTES

·        PROGRAMA PSIQUIATRIA NA FAMÍLIA

·        INSTALAÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES EM CHOPINZINHO

·        SAÚDE NAS CHECHES.

 

o   ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE( OPAS )

 

·        EM 1995 O MUNICÍPIO FOI CONVIDADO PARA A INICIATIVA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DA ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE ( OPAS ) UM BRAÇO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) DENOMINADO MUNICÍPIO SAUDÁVEL EM CURITIBA PROMOVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ COM OS MUNICÍPIOS DE ARAUCÁRIA, CÉU AZUL,CORONEL VIVIDA,CURITIBA,DOIS VIZINHOS,FRANCISCO BELTRÃO, PALMEIRA,PARANAGUÁ E SANTA ISABEL. NO BRASILATÉ ENTÃO EM SÃO PAULO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E NA BAHIA OS MUNICÍPIOS DE IRAQUARA E SALVADOR.

·        PARTICIPAÇÃO DE CHOPINZINHO EM 2 REVISTAS NACIONAIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE : UMA COM REPORTAGENS DA VILA RURAL,DA EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E AS CHECHES RURAIS, A OUTRA NA CAPA OS MENINOS DA CRECHE DA VILA RURAL,DOS PROGRAMAS DE SAÚDE E SOCIAIS.

·        O MUNICÍPIO PALESTROU NO ENCONTRO EM CAMPINAS (SP) EM 1996 NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS SENDO O PALESTRANTE O DR. GERALDO SULZBACH.

·        O MUNICÍPIO TEVE PARTICIPAÇÃO NO LIVRO DA DRA. MARILENE GENTILE NO TRABALHO DE DOUTORADO QUE ELA APRESENTOU SOBRE MUNICÍPIOS COM EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DA OPAS.

·        DRA. MARILENE GENTILE FOI A RESPONSÁVEL PELO PRIMEIRO PROGRAMA IMPLANTADO NO BRASIL DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BAIRRO DA PENHA EM SP.

·        PARTICIPEI POR 3 VEZES COMO PALESTRANTE NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ( USP ) SOBRE EXPERIÊNCIAS  MUNICIPAIS

·        PARTICIPEI DE 6 REUNIÕES NO MINISTÉRIO DA SAÚDE COM MAIS 12 REPRESENTANTES  DE OUTROS ESTADOS A CONVITE DA DRA MARILENE GENTILE  NA CONFECÇÃO DE UM DOCUMENTO SOBRE AÇÕES SAUDÁVEIS PARA SEREM DISTRIBUÍDAS  A  MUNICIPIOS BRASILEIROS.

·        PARTICIPEI COMO PALESTRANTE NO CONGRESSO DE SAÚDE EM FORTALEZA (CE ) PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DE SAÚDE.

·        PARTICIPEI COMO PALESTRANTE NO MUNICÍPIO  DE FREXEIRAS REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ  (AL ) PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

·        PARTICIPEI  COMO PALESTRANTE A CONVITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO MUNICIPIO DE VARGEM GRANDE REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO CAPITAL.

·        PARTICIPEI COMO PALESTRANTE EM TODAS AS REGIÕES DO PARANÁ EM 1996 APÓS AS ELEIÇÕES  COM TODA EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO PARANÁ E EM 18 DE DEZEMBRO DE 1996 NA ÚLTIMA ETAPA EM CURITIBA NA REUNIÃO FINAL TODA  A EQUIPE PEDIU AO SECRETÁRIO DE SAÚDE DR. ARMANDO RAGGIO QUE ME CONTRATASSE PELO ESTADO PARA FAZER PARTE DA EQUIPE E TAMBÉM A GARANTIA DE UM MESTRADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.  COMO HAVIA ME CONPROMETIDO COM A POPULAÇÃO DE ASSUMIR O DEPARTAMENTO DE SAÚDE NOVAMENTE EM 1997 NÃO ACEITEI PREFERI FICAR COM A PALAVRA DADA E CUMPRIDA.

·        AQUISIÇÃO DE UM TERRENO PARA DEPÓSITO DE LIXO COM ÁREA DE 15.305 M²

·        POIS ATÉ AQUELE MOMENTO ERA DEPOSITADO NAS MARGENS DA BR 158 PRÓXIMO A COMUNIDADE DE ALTO BUGRINHO

·        REPASSE DE RECURSOS PARA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS COM A FINALIDADE NO ATENDIMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES E OUTRAS NECESSIDADES MÉDICAS NO VALOR DE 10.698,00 MENSAIS ( LEI 1397/96 ).

·        CONVÊNIO COM A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE ( FUNASA ) PARA CONTRATAÇÃO E FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS A SAÚDE INDÍGENA NO ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO  AOS INDÍGENAS DO MATO BRANCO , PALMEIRINHA ,FAZENDA  E LINHA LUIZ  RECURSOS  REPASSADOS A ASSOCIAÇÃO DOS RONDONISTAS DE SANTA CATARINA PARA COORDENAÇÃO DE TODO ATENDIMENTO ( LEI 1684/01 ).

·        INSTITUI O SISTEMA MUNICIPAL DE AUDITORIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFORME LEI 1693/01.

o   CARTÃO SUS

 

·        HAVIA A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO CARTÃO SUS E UM MUNICIPIO COM 20.000 HABITANTES SERIA DEMORADO, PARA ISSO PRECISAVAMOS DE MUITA PESSOAS

·        PARA REALIZAR TAL TRABALHO DIANTE DISSO ENCONTREI A SOLUÇÃO COM O ENTENDIMENTO COM A SAÚDE, EDUCAÇÃO E A AGRICULTURA. COMO HAVIA TERMINADO AS AULAS E OS FUNCIONÁRIOS PERMANECIAM NAS ESCOLAS ENTÃO FOI FEITO UM MUTIRÃO NOS BAIRROS E EM 2 SEMANAS ESTAVA PRONTO NA CIDADE. NO INTERIOR O DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA MARCAVA AS REUNIÕES O POVO LEVAVA A DOCUMENTAÇÃO E  CADASTRO ERA REALIZADO.

·        ( AGRADECIMENTOS AOS FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS QUE NO PERÍODO EM QUE FICAVAM A ESPERA DE FÉRIAS NAS ESCOLAS NO FINAL DE ANO COLABORARAM FAZENDO O CADASTRAMENTO EM REGIME DE MUTIRÃO NA CIDADE, AOS FUNCIONÁRIOS DA AGRICULTURA,DA SAÚDE E OS DIGITADORES DOS DEPARTAMENTOS QUE FIZERAM UM TRABALHO RECORDE. A UNIÃO, A COLABORAÇÃO, O SENTIDO PÚBLICO DE SERVIR ENGRANDECE O SERVIDOR MUNICIPAL.

 

o   AGRICULTURA

 

·        SECRETARIO  1993-1996    VANDERLEI JOSÉ CRESTANI

·        SECRETARIO  1996-1996    IDEVALDO PERETTI

·        SECRETÁRIO  2001-2004    DIRCEU CENI

 

·        O PROGRAMA DE GOVERNO DE 1992 TINHA COMO UMA DAS PRIORIDADES A AGRICULTURA E AS ESTRADAS.

·        LOGO DEPOIS DA ELEIÇÃO ESTIVE EM VISITA A COMUNIDADE DE TRÊS SALTOS E CONVERSANDO COM UM AGRICULTOR ME DISSE ELE QUE PRODUZIA 60 SACOS DE MILHO POR ALQUEIRE, NESSE MOMENTO VERIFIQUEI QUE A SITUAÇÃO ERA MAIS GRAVE DO QUE EU IMAGINAVA.

·        O PROGRAMA PARANÁ RURAL DA SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO DURARIA MAIS 2 ANOS POR ISSO DEVERÍAMOS CORRER CONTRA O TEMPO.

·        NO INÍCIO DO MANDATO  A EQUIPE FEZ O LEVANTAMENTO EM 800 PROPRIEDADES  RURAIS PARA CONHECER A REALIDADE DOS PROBLEMAS QUE A PROPRIEDADE AGRÍCOLA APRESENTAVA.

·        ESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E DA EMATER LOCAL

·        LEVAMOS OS AGRICULTORES AO MUNICÍPIO DE ITAPEJARA DO OESTE POIS LÁ O TRABALHO DE CONSERVAQÇÃO DE SOLO ESTAVA BASTANTE ADIANTADO E SERVIRIA PARA O ENTENDIMENTO E APOIO POR PARTE DOS PRODUTORES RURAIS POIS A MUDANÇA SERIA RADICAL.

·        CONTRATAÇÃO DE 11 PROFISSIONAIS PARA O DEPARTAMENTO

·        DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 8%

·        INTEGRAÇÃO DAS ENTIDADES DO SETOR

·        REUNIÃO COM 62 COMUNIDADES RURAIS

·        CONSERVAÇÃO DE SOLOS

·        CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES

·        COMPRA DE EQUIPAMENTOS

·        CRIAÇÃO DA CENTRAL DE ASSOCIAÇÕES

·        CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL

·        CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DOS PRODUTORES ATRAVÉS DAS UNIDADES DEMONSTRATIVAS

·        DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPLORAÇÕES NAS PROPRIEDADES

·        260 KM DE ESTRADAS ADEQUADAS, READEQUADAS E CASCALHADAS DE.

·        ENLEIRAMENTO DE PEDRA

·        PATRULHAS AGRÍCOLAS

·        TELEFONIA RURAL ( TRÊS SALTOS LEI  1263/94 ,BAÍA CAPELA LEI 1302/95 CONVÊNIO TELEPAR  1406/95

·        1244/93 CONVÊNIO COPEL ELETRIFICAÇÃO RURAL

·        1345/96 CONVÊNIO COM A EMPRESA STEIN ELETRÔNICA EM COMUNICAÇÕES LTDA, PARA IMPLANTAÇÃO DE TELEFONIA RURAL.

·        1370/96 LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES ADEQUIRIREM LINHA TELEFÔNICA BENEFICIANDO AS COMUNIDADES DE SÃO MIGUEL, KM6, BUGRE ALTO, LINHA IGUAÇU, SANTA CRUZ, PALMEIRINHA DO IGUAÇU, POSTO INDÍGENA, SANTO ANTONIO .

·        REDE DE ÁGUA PARA AS COMUNIDADES DE LINHA GAIO E LINHA DALEGRAVE.

·        REDE DE ÁGUA ÁREA INDÍGENA ( GUARANI, LINHA LUIZ E FAZENDA).

·        45.000,00 PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE PALMEIRINHA DO IGUAÇU, REFORMULAÇÃO DE CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA ALDEIA FAZENDA E AUTOMATIZAÇÃO DO SISTEMA DO MATO BRANCO.

·        PRÊMIOS NOTA DO PRODUTOR.

·        INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

·        450 AÇUDES.

·        DE 60 SACAS DE MILHO POR ALQUEIRE HOJE A  ALTA TECNOLOGIA  FALA EM ATÉ 600 SACAS/ALQUEIRE.

·        CONTRATAÇÃO DE VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO MUNICIPAL

·        CRIAÇÃO DO CONSELHO DO MEIO AMBIENTE ( LEI 1.725/03 )

 

·        BLOCO DE PRODUTOR RURAL

 

·        INCENTIVO PARA QUE OS AGRICULTORES TIVESSEM O SEU BLOCO INCLUSIVE COLOCANDO O NOME DE SUA ESPOSA COM O OBJETIVO DE DEVOLVER UMA PARTE DE TODO AQUELE INVESTIMENTO FEITO PELO MUNICÍPIO PELO RETORNO DO IMPOSTO E TAMBÉM PARA SUA APOSENTADORIA QUE HOJE É IMPORTANTE PARA SEU SUSTENTO.

 

·        EQUIPE DO MUNICÍPIO

 

·        CHEFE  :                          VANDERLEI JOSE CRESTANI

·        AGRÔNOMO  :              KLEBER DALMOLIN

·        TÉCNICO AGRÍCOLA  :  OGLACIR ZANATA

·        TÉCNICO AGRÍCOLA  :  ROGÉRIO MASSETO

·        TÉCNICO AGRÍCOLA  :  IDEVALDO PERETTI

·        TÉCNICO AGRÍCOLA  :  ROBERTO PAR

·        ASSISTENTE SOCIAL : NEIDE PASQUALI

 

·        EQUIPE DO ESTADO – EMATER

·        CHEFE : AGRÔNOMO -  LUIZ PASQUALI

·        TÉCNICO AGRÍCOLA : PAULO KHOL

·        TÉCNICO AGRÍCOLA : GUILHEME  CASAGRANDE

 

·        AÇÃO SOCIAL

 

·        CRIAÇÃO DE 59 CLUBES DE MÃES

·        APOIO ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES RURAIS(AMR)

·        COZINHA COMUNITÁRIA

·        PASSAGEM SOCIAL

·        CONSTRUÇÃO DO BARRACÃO DA ESTAÇÃO DE OFÍCIO

·        CRECHE RURAL : LINHA FARTURA, GRAMADOS E VILA RURAL

·        CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CRECHE URBANA  AO LADO DO POSTO DE SAÚDE CENTRAL INAUGURADA EM 1996.

·        AQUISIÇÃO ÁREA DE TERRA DE 40.8946 HA  DO SENHOR CLEMENTINO BONISSONI PARA CONSTRUÇÃO DA VILA RURAL (LEI  1389/96 )         

·        ASSISTÊNCIA AO ÍNDIO

·        GRUPO DE GESTANTE E RECEM NATO

·        DA RUA PARA A ESCOLA

·        ATENÇÃO AO IDOSO

·        INFORMÁTICA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CEOCA)

·        CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

·        ESCOLA DE COSTURA INDUSTRIAL QUE DEU ORIGEM  DE ALGUMAS FÁBRICAS EM CHOPINZINHO

·        MANUTENÇÃO DO BALCÃO SEBRAE

·        PADARIA

·        CONSTRUÇÃO DO PIAÍ ÁREA INDÍGENA GUARANI

·        MULTIMISTURA

·        INTEGRAÇÃO COM A PASTORAL DA CRIANÇA

·        CONSTRUÇÃO CENTRO COMUNITÁRIO ÁREA INDÍGENA KAIGANG COM RECURSOS ORIUNDOS DO EXTERIOR PELA RESPONSÁVEL DA PASTORAL DA CRIANÇA IRMÃ EMÍLIA

·        CONSTRUÇÃO CENTRO COMUNITÁRIO CASA DA FAMÍLIA 1 COM RECURSOS ORIUNDOS DO EXTERIOR PELA RESPONSÁVEL DA PASTORAL DA CRIANÇA IRMÃ EMÍLIA

·        AGENCIA DE EMPREGOS

·        BANCO SOCIAL

·        RECURSOS APMI INFORMATIZAR PARA MELHOR ATENDER E CURSOS DE FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DE MÃO DE OBRA  ( LEI  1371/96 )

·        ISENTA TARIFA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA  AOS CONTRIBUINTES COM CONSUMO RESIDENCIAL ATÉ A FAIXA  DE 120 KWH ( 1396/96 )

·        ISENTA DE PAGAMENTO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO ( IPTU ) ATÉ 50 M² . ( LEI  1391/96 )

·        RECURSOS APMI 4 SALÁRIOS MÍNIMOS DURANTE 7 MESES. MÃO DE OBRA CURSO SOBRE COSTURA INDUSTRIAL OFICINA PEDAGÓGICA ( LEI 1300 E 1303/95

·        CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (1329/95 )

·        CONVÊNIO CASA FÁCIL PROJETO DE CASAS INFERIOR A 70 M²

·        INSTITUI O PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA  -  BOLSA ESCOLA(LEI 1681/96 )

·        TELEFONIA CELULAR – NA OCASIÃO SÓ EXISTIA EM 3 MUNICÍPIOS  ( DOIS VIZINHOS,FRANCISCO BELTRÃO  E PATO BRANCO ) EM 2004

·        1699/01  PERMISSÃO DE USO DE TERRENO PÚBLICO GLOBAL TELECON S.A.

·        TAMBÉM VIVO E CLARO.

·        CONCEDE AOS IDOSOS AULAS DE INFORMÁTICA  A PARTIR DE 60 ANOS

·        PROGRAMA LINHA DO EMPREGO COM OBJETIVO  DO TRANSPORTE DOS TRABALHADORES  DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO ONDE O MUNICÍPIO SUBSIDIAVA 26% DO VALOR DA PASSAGEM (LEI 1703/01).

·        TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS A ASSOCIAÇÃO CHOPINZINHENSE DE VOVÔS (LEI COMPLEMENTAR N° 12 DE 19/06/02).

·        CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA (APMI) NO REPASSE DE RECURSOS PARA INSTALAÇÃO DA CASA LAR COM OS MUNICÍPIOS DE SAUDADE, SULINA E SÃO JOÃO (LEI COMPLEMENTAR Nº 13 DE 19/06/02).

·        GRATUIDADE TRANSPORTE COLETIVO DE IDOSOS MAIORES DE 60 ANOS TANTO NA ÁREA URBANA COMO RURAL (LEI 1772/04 ).

 

·        ESPORTE

 

·        EM  1993 E 1994   BICAMPEÃO JOGOS ABERTOS DO PARANÁ FASE REGIONAL E 8º FASE ESTADUAL EM APUCARANA

·        EM 1995 3° LUGAR JOGOS DA JUVENTUDE EM QUEDAS DO IGUAÇU E 3º LUGAR EM APUCARANA

·        EM 1996 CAMPEÃO JOGOS DA JUVENTUDE EM AMPERE

·        EM 1996 ACOMPANHOU O PRIMEIRO ATLETA A PARTICIPAR DA SÃO SILVESTRE SP

·        EM 2002 CAMPEÃO FASE MUNICIPAL E REGIONAL EM CORONEL VIVIDA

·        1731/02 CONVÊNIO COM ASSOCIAÇÃO ESCOLA BRASILEIRA DE FUTEBOL

·        EM 2002 CAMPEÃO GERAL BRASILEIRINHO NÍVEL NACIONAL ONDE PARTICIPARAM   PARANÁ, SANTA CATARINA, MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL

·        EM 2003 TRI CAMPEÃO JOGOS ABERTOS DO PARANÁ HOMENAGEADOS CÂMARA MUNICIPAL

·        EM 2003 CAMPEÃO DOS JOGOS DA JUVENTUDE.

·        EM 2003 CAMPEÃO REGIONAL FOZ DO JORDÃO (PR).

·        EM 2003 TERCEIRO LUGAR BRASILEIRINHO ESCOLA ATLÉTICO.

·        EM 2004 PRIMEIRO LUGAR FASE MUNICIPAL BRASILEIRINHO.

·        EM 2004 CAMPEÃO FASE MUNICIPAL, REGIONAL E ESTADUAL DA PRIMEIRA COPA SUL BRASILEIRO DE FUTEBOL SUIÇO EM AGUDOS DO SUL.

·        MELHORIAS NOS ESPAÇOS ESPORTIVOS DO MUNICÍPIO.

·        DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ESPORTIVOS DE INICIAÇÃO UNIVERSAL – 7 A- 12 ANOS.

·        TREINAMENTO DE ESPORTE – 13 A 17 ANOS.

·        MANUTENÇÃO E TREINAMENTO DE EQUIPES PARA JOGOS OFICIAIS.

·        PROJETO CENTRO DE EXCELÊNCIA DE BASQUETE.

·        CONVÊNIO COM A CBF PARA ESCOLINHAS DE FUTEBOL.

·        FORMAÇÃO CONTINUADA AOS TÉCNICOS ESPORTIVOS.

·        PROJETO CAMINHA CHOPINZINHO.

·        GINÁSTICA NOS BAIRROS.

·        PROJETO :  PIÁ BOM DE BOLA.

·        INCENTIVO AO GRUPO CAPOEIRA.

·        APOIO À ACADEMIA DE TAEKWONDO.

 

·        INDÚSTRIA

 

·        1195/93  CONVÊNIO SEBRAE INCUBADORA EMPRESARIAL

·        1352/96  AQUISIÇÃO ÁREA DE TERRA CLEMENTINO BONISSONI PARA CONSTRUÇÃO DE  

o   FRIGORÍFICO   1.115.651,04 M².

·        1373/96  DOAÇÃO NELSI MARIA GAMBETA ÁREA DE 1.144,20 M².

·        1376/96  COMODATO BARRACÃO PRÉ-MOLDADO 1.017,75 BRASMACOL

·        1387/96  DOAÇÃO IMÓVEL AO DETRAN PR PARA CONSTRUÇÃO DA CIRETRAN 

o   CHOPINZINHO   2.017,00 M².

·        1389/96  AQUISIÇÃO ÁREA DE TERRA LAGOÃO CLEMENTINO BONISSONI

o   CONSTRUÇÃO VILA RURAL  40.8946 HA.

·        1697/01  COMODATO BARRACÃO EMPRESA ARAUCÁRIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

o   DE PAPÉIS LTDA   150M².

·        1705/02   COMODATO DE UM BARRACÃO EMPRESA VOLMAR ZANQUETTA  COMÉRCIO

o   DE MÓVEIS COM 300 M².

·        1707/02  COMODATO BARRACÃO COM A EMPRESA DOCE DOCÊ.

·        5740/02  LEI COMPLEMENTAR Nº 15 DE 10/07/02 AUTORIZA TRANSFERIR RECURSOS

o   PARA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO GRUPO 5 ESTRELAS ATENDENDO

o   29 FAMÍLIAS PARA REDE DE ÁGUA NA ESTRELA GAÚCHA.

o   LEI COMPLEMENTAR Nº 16 TRANSFERIR RECURSOS FINANCEIROS PARA

o   ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO GRUPO CINCO ESTRELAS PARA

o   INSTALAÇÃO DE REDE DE ÁGUA PARA 23 FAMÍLIAS 8.141,31     ?

·        ?           CONSTRUÇÃO BARRACÃO EDVALDO G. DA SILVA  SORVETERIA

·        1742/03 COMODATO BARRACÃO EMPRESA KAISEN ARTIGOS DE CAMA, MESA E

o   BANHO.

 

·        CONVÊNIO ATLAS

 

·        1795/04 CONVÊNIO COM A INDÚSTRIA E ELETRODOMÉSTICOS LTDA (ATLAS ) DE PATO BRANCO COM OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO TRANSPORTAR OS TRABALHADORES

o   ATÉ CORONEL VIVIDA E A EMPRESA ATÉ A FÁBRICA.

 

·        1778/04 CONTRATO DE COMODATO A EMPRESA COMELLI INDÚSTRIA E COMÉRCIO

o   DE MÓVEIS LTDA 254,37.

·        1779/04 CONTRATO DE CESSÃO REAL DE USO DE BENS MÓVEIS COM O CBED

·        CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA LTDA.

·        1783/04  COMODATO DE UM BARRACÃO   ? ? ? ? ? ?

·        NÚCLEO SETORIAL DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA E PRIMEIRA INSPEÇÃO TÉCNICA VEICULAR PREVENTIVA.

 

·        HABITAÇÃO

 

·        1316/95 COHAPAR  - 23.380 M²

·        1336/95 PROJETO CASA FÁCIL INFERIOR A 70 M²

·        1389/96 AQUISIÇÃO ÁREA DE TERRAS, LAGOÃO DE CLEMENTINO BONISSONI PARA

o   CONSTRUÇÃO DA VILA RURAL DE 40.894 HÁ

·        1689/01 DOAÇÃO COHAPAR MENINO DEUS 3600 M² E BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA DE 1290,13 M² PROGRAMA PARANÁ SOLIDARIEDADE

·        1698/01 DOAÇÃO ÁREAS DE TERRA COHAPAR 3.173,90 M² BAIRRO VALE VERDE, 1.472,02M² BAIRRO MENINO DEUS 480,00M² BELA VISTA PROGRAMA CASA FELIZ.

 

·        COHAPAR 3

 

·        81 CASAS NO BAIRRO SÃO JOSÉ QUANDO ASSUMI A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL POR 30 DIAS EM 20 DE JANEIRO DE 1992 PERGUNTEI AO CHEFE DE GABINETE OSMAR CHECCHI O QUE ESTAVA PENDENTE DE PROJETOS E UM DELES ERA A LIBERAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES PELA COHAPAR. FOMOS A CURITIBA EU E O OSMAR E NO GABINETE DO DEPUTADO CAÍTO QUINTANA O MESMO NOS ENCAMINHOU AO SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE TADEU FRANÇA E NOS COMPROMETEMOS EM DOCUMENTO A  FAZER O ESGOTO E TROUXEMOS A LIBERAÇÃO EM MÃOS. O PREFEITO TITULAR GENTIL GIACOMINI INICIOU A CONSTRUÇÃO EM 1992 E AO ASSUMIR COMO PREFEITO EM 1993 DEMOS A  CONTINUIDADE TERMINANDO A OBRA EM 23/12/1993.

 

·        COHAPAR 4

 

·        150 CASAS NA COHAPAR IV INICIADA EM SETEMBRO DE 1992 PELO PREFEITO GENTIL GIACOMINI COM INTERFERÊNCIA DO DEPUTADO CAÍTO QUINTANA E CONTINUADA NA ADMINISTRAÇÃO ENIO E TINHO EM 1993 QUE COM EXTREMAS DIFICULDADES LEVOU 3 ANOS PARA ENTREGAR AS MORADIAS AOS MUTUÁRIOS.

 

·        CONSTRUÇÃO DE CASAS NO BAIRRO VALE VERDE

·        CONSTRUÇÃO DE CASAS MENINO DEUS

·        1723/02 DESENVOLVER AÇÕES PARA IMPLEMENTAR O PROGRAMA DE SUBSÍDIO À HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL P.S.H COM A CAIXA ECONÔNICA.

·        AQUISIÇÃO DE TERRENO PARA PROGRAMA HABITACIONAL COM 6.680,49M² NO LOTEAMENTO MOINHO VELHO.

·        1708/02  CONVÊNIO COM SINE – CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS.

·        1741/03  ADQUIRIR E DOAR TERRENO COHAPAR 6.528,30M²

 

·        COHAPAR 9

 

·        1755/03  - ADQUIRIU ÁREA DE TERRA PARA CONSTRUÇÃO CASAS POPULARES COM 109.623,68M² PARA COHAPAR 9 (NOVE)

·        COMPRA DO TERRENO O SR. DALMOR CERVO, PARA COHAPAR 9;

·        CONSTRUÇÃO DE CASAS BAIRRO BELA VISTA.

 

·        INFRAESTRUTURA

 

·        ASFALTO PARA CORONEL VIVIDA REUNIÃO :  PREFEITO CHOPINZINHO, CORONEL VIVIDA COM O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE DO PARANÁ DEPUTADO NELSON JUSTUS EM 2001 INAUGURADO EM 2002;

·        1729/02 - RECEBE DAÇÃO DE PAGAMENTO IMPOSTO SOBRE SERVIÇO( ISS ) DA EMPRESA; CONSTRUTORA DO ASFALTO( XINGU ) A CORONEL VIVIDA PELO ASFALTO A QUENTE NO LOTEAMENTO CASARÃO.

·        9.5 KM CALÇAMENTO SÃO LUIZ

·        CALÇAMENTO BELA VISTA

·        CALÇAMENTO MENINO DEUS

·        CALÇAMENTO POSTO VARASCHIN A MATO BRANCO

·        CALÇAMENTO RUA 24

·        CALÇAMENTO RUA 20

·        CALÇAMENTO CRISTO REI

·        CALÇAMENTO SÃO SEBASTIÃO

 

·        ELEITO VEREADOR PELO PTB COM 909 VOTOS - GESTÃO 2021/2024. 

     ELEITO VEREADOR PELO MDB COM 644 VOTOS.